Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011
Ficaram no ouvido

Sete frases que ficaram no ouvido e na memória coletiva de 2011.

2. Homens da Luta

A dupla Falâncio e Jel ficou literalmente no ouvido, no Festival Eurovisão da Canção e em todos os sítios por onde passaram em 2011 de megafone em punho. Nos blogs, foram referidos em 903 posts. (foto: pribeiro)

1. Geração à Rasca

A "geração rasca" passou a "geração à rasca", com o aumento do desemprego e do trabalho precário. O nome pegou e o movimento passou do Facebook para as ruas do país em 12 de Março, numa manifestação cívica com mais de 500 mil pessoas. Em 2011, a expressão inteira foi referida em aproximadamente 1368 posts e "à rasca" em 1893 posts. (foto: supermariolxpt)

3. "Vão vir charters"

A frase pertence a Paulo Futre, e ganhou rapidamente vida própria nos blogs, com sucessivas e aparentemente infindáveis aplicações aos mais diversos assuntos. Contámos pelo menos 230 posts com referências à frase original.

4. Parva que sou

A partir do momento em que foi interpretada pela primeira vez, em Janeiro, a canção de protesto dos Deolinda foi elevada a hino de uma geração descontente e à rasca. Desde então foi referida em pelo menos 171 posts.

5. "Desvio colossal"

A expressão foi desmentida no contexto em que apareceu originalmente citada, mas por essa altura já era tarde demais. Aparece citada em pelo menos 160 posts desde que foi utilizada pelo primeiro-ministro em Julho.

6. "Apagão na luz"

A frase encerra uma contradição de termos e descreve os acontecimentos de Abril, no estádio da Luz, onde os jogadores do FC Porto foram deixados a celebrar às escuras a vitória do campeonato nacional. A expressão foi utilizada em pelo menos 97 posts.

7. "O medo é uma cena que não me assiste" e "Sai da frente Guedes!"

As duas frases pertencem a Hélio Imaginário, protagonista do maior trambolhão do ano (e do vídeo nacional mais viral). As frases foram referidas em pelo menos 89 e 36 posts, respetivamente, mas deram origem a várias variantes.

Estas foram as expressões que nos ficaram no ouvido e na memória. Do que nos esquecemos? Que frase ou expressão incluiria? Deixe as suas sugestões nos comentários :)


publicado por Blogs do SAPO
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Beatriz a 20 de Dezembro de 2011 às 10:32
O que ficou no ouvido e ja nao posso ouvir mais são as palavras "Brutal"e"Épico"!


De Phil a 20 de Dezembro de 2011 às 14:49
Mas isso é brutalmente épico! ;) (just kidding)


Comentar post

(palavras com menos de 3 caracteres não incluídas)
2011 visto pelos Blogs